Resenha: Bruxos e Bruxas, James Patterson e Gabrielle Charbonnet






Ficha Técnica

Título: Bruxos e Bruxas
Autor: James Patterson e  Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito
Ano de lançamento: 2013
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 288
Preço médio: R$19,90






Olá galera !


Primeiramente, você que nunca leu Bruxos e Bruxas, não pense que só porque fala sobre Bruxos e magia ele irá lembrar do famoso Potter, ok? 


Agora, pense em tudo o que você tem e fez até hoje; pense nos livros que leu, nos filmes que assistiu... Pensou? Esqueça tudo isso!  Imagine-se em um mundo onde qualquer pessoa com menos de 18 anos não é confiável, um mundo sem livros, sem filmes, sem música e sem liberdade de expressão. A sua existência nesse mundo é dispensável e muitas vezes indesejada. Esse é o mundo comandado pela Nova Ordem.


O livro gira entorno de dois irmãos. O mais velho, Whitford Allgood (Whit), e a caçula, Wisteria Allgood (Wisty). Whitford é alto, loiro, magro, porém musculoso, mas infeliz com o recente desaparecimento de sua namorada, Célia. Wisteria é desobediente, obstinada, está sempre matando aula, e com várias detenções à cumprir na escola.


Logo no começo da história, soldados invadem a casa dos Allgood, e os irmãos são acusados de bruxaria e são levados à força para um reformatório. Há uma lei da N.O. (Nova Ordem) que permite que cada preso leve consigo um objeto, então Wisty recebe de sua mãe uma baqueta, e Whit um diário em branco. Wisty fica indignada, pois afinal o que ela iria fazer com uma baqueta?! Quando eles são levados, Wisty se desespera  e simplesmente pega fogo; isto mesmo, FOGO, DO NADA! (Este livro é cheio de surpresas  rs). Durante a estadia deles no reformatório, eles acabam descobrindo que realmente são bruxos. Wisty pode pegar fogo, lançar raios, e transformar pessoas em animais. Whit não descobriu muitas coisas sobre o que pode fazer, mas ele conseguia atravessar paredes, e as vezes o diário que recebeu de seu pai aparecia com alguns feitiços. 


Eles conseguem fugir do reformatório e vão para a Terra das Sombras, um lugar frio e cheio de fantasmas. Lá eles encontram Célia, a namorada de Whit, que os leva para um lugar seguro.


Depois de um tempo, eles voltam ao reformatório para resgatar as crianças que ficaram presas lá, eles dão um jeito no Juíz e no Único Que É O Único ( seria como o presidente da N.O. ). Eles são o futuro da humanidade que em pleno século XXI parece ser XVII.


Eu achei uma graça a história, super cativante e cheio de mistério, com piadas não muito engraçadas mas ... rs. O autor alterna a narrativa entre os irmãos, que as vezes pode até  confundir, e os capítulos são MUITO curtos, há capítulos de uma página, mas não vejo problema nisso, acho que com capítulos curtos a leitura flui mais rápido, porém achei que o autor poderia ter explorado mais em diferenciar o caráter dos personagem, pois as vezes parece que Wisty e Whit são a mesma pessoa. Mas isso não tira o jeito de como James Patterson escreve, ele sabe fazer o leitor virar as páginas num piscar de olhos.


A série é composta de 4 livros, com os nomes originais:  Witch and Wizard , The Gift , The Fire e The Kiss.  No Brasil foram lançados somente os dois primeiros, o primeiro foi traduzido como Bruxos e Bruxas, e o segundo O Dom. Com uma tradução livre os outros dois títulos seriam intitulados como O Fogo e O Beijo. Não há uma data certa para o lançamento dos dois últimos livros aqui no Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário