Resenha: Feita de fumaça e osso, Laini Taylor







Ficha Técnica:
Título: Feita de fumaça e osso
Autor: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2012
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 384
Preço Médio: R$21,90 






O que dizer de um dos meus livros favoritos? Aquele que evoca sentimentos como solidão e amor ao mesmo tempo?

Que é o melhor livro do mundo? Talvez seja isso que eu tenha a dizer...

Em Feita de fumaça e osso, Laini Taylor cria um mundo à parte, toda uma mitologia que bem poderia ser real, que bem poderia existir atrás de nossos olhos. O mesmo tempo em que você pode sorrir, pode ter esperança, você pode chorar. É uma história bela e intrincada de detalhes, alguns que só fui perceber agora, que estou lendo o livro pela segunda vez. Mas vamos ao que importa...

Karou é uma garotinha humana criada no covil de um demônio. Quase todos os dias ela tem uma tarefa especial: viajar o mundo através de portais mágicos em busca de dentes dos mais diversos tipos para Brimstone, seu “tutor”. Conhecido como Mercador de Desejos, ele troca esses desejos ( que têm uma certa escala de valor ) por dentes, estes guardados em frascos nas estantes de sua loja, situada em algum lugar entre nosso mundo e um outro mundo.

Para Karou é rotineiro receber a visita de Kishimish, o pequeno mensageiro de corpo de corvo e asas de morcego, chamando-a de volta a loja de Brimstone para realizar alguma tarefa. É familiar estar com Brimstone, com seu corpo meio humano, meio fera, e seu mau humor. Ele é sua família, assim como Issa, Yasri e Twiga. Todos quimeras, todos monstros. Mas monstros bons, com sentimentos humanos.

E paralela a esta vida, Karou é uma estudante de Arte vivendo em Praga, fugindo de seu ex-namorado Kaz e divertindo-se no Sabor de Veneno com sua única e melhor amiga, Zuzana. Com seu cabelo azul e as diversas tatuagens pelo corpo, ela se destaca na multidão. Porém, Karou é sempre perseguida por um sentimento de solidão, de faltar alguma coisa para que sua alma esteja completa. Há constantemente a sensação de que ela deveria estar em outro lugar fazendo outra coisa... Mas o quê?

Misteriosamente, os portais que Karou usava para viajar começam a aparecer com marcas negras de mãos, queimadas nas portas. O que aquilo poderia significar? Ela precisava contar a Brimstone...

Em Marrakesh, depois de negociar alguns dentes, Karou é atacada por um anjo e quase morta. A expressão nos olhos dele é apagada e sem vida. Sem humanidade. E ela escapa, por sorte. De volta a loja do Mercador de Desejos, Karou recebe os cuidados preocupados de Yasri e Issa. Mas não há sinal de Brimstone em lugar algum... E uma porta, a porta que Karou sempre tivera curiosidade de atravessar e que nunca pudera, pois era proibida e estava sempre trancada, estava entreaberta. E quis dar apenas um espiadinha no que havia do outro lado... Mas logo estava perambulando, ferida e quase sem forças, por um velho castelo ondem haviam vários corpos de quimeras estendidos sobre mesas. Haviam outros quimeras? Karou nunca havia se feito esta pergunta, mas a resposta estava ali, diante dela.

Atacada por uma dessas bestas, um mescla de lobo branco e homem, Karou é salva por Brimstone, apenas para ser atirada para fora da loja, para a fora da vida dele, e presa no mundo humano.

As portas se incendeiam, uma chama azul fixa que nunca se espalha apenas queima as portas. Todas as portas, em todo o mundo. Karou está presa em Praga, sozinha e triste.

Quando o anjo a encontra novamente, Karou está pronta para lutar, para se vingar dele, porém ele não quer lutar, apenas conversar... E isso é muito estranho. Quase incompreensível...

Assim como a atração que ela sente por ele, como se ele fosse certo. Como se ele pudesse preencher o vazio que há nela. Mas eles são inimigos, não são?

Então porque ela tem vislumbres de uma outra vida com ele? Vislumbres do anjo, Akiva, sorrindo. Com seus olhos em chamas, como de um tigre?

Embora tente negar, há algo entre eles. E muitos mais que Karou precisa descobrir... Muito, muito mais. Estão preparados para descobrir os segredos da vida dela?

Há muito, muito mais nesse livro. Feita de fumaça e osso é uma história rica e maravilhosa. A conflituosa busca por identidade de Karou, o poder que a esperança pode dar ao coração, a certeza de que pode existir paz para a guerra... É tudo isso que faz este livro uma obra de arte contemporânea, cheia de melancolia inicialmente e culminando na vivacidade do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário