Resenha - Ao Haru Ride, por Vanessa Kizaki



Ao Haru Ride
Autora: Io Sakisaka
Editora no Japão: Shueisha
Editora no Brasil: Panini

Sinopse: Durante o ginásio, Futaba Yoshioka foi completamente deixada de lado por suas colegas, o motivo? Era uma garota fofa e meiga que atraia os olhares dos garotos para si, o que causava muito ciúmes nas outra garotas. Em função de uma confusão ocorrida por causa dessa situação, Futaba acaba por não ter seus sentimentos correspondidos por Kou Tanaka, único garoto por quem havia se interessado. Ao se tornar uma aluna do colegial decide mudar sua postura, passa a ser mais desleixada para não causar ciúmes em suas colegas, mas as coisas começam a mudar quando Futaba reencontra Kou, agora com outro sobrenome, Mabuchi. Kou admite que no ginásio era apaixonado por Futaba, mas que as coisas eram diferentes e não mais se interessava por ela. A partir desse reencontro, coisas que ficaram não esclarecidas no passado passam a ser compreendidas por ambos e daí em diante a possibilidade de se apaixonarem novamente surge.

Ao Haru Ride (também conhecido carinhosamente como Aoharaido) é um mangá shoujo, que tem seus capítulos publicados na revista Bessatsu Margaret (também conhecida como Betsuma) desde 2011, até o momento conta com 12 volumes. Uma série animada também foi produzida pelo estúdio Production I.G. (Patlabor, Ghost in the shell), dirigido por Ai Yoshimura (AnoHana, Gintama, Kuroshitsuji), com um total de 12 episódios e um OVA (Original Video Animation) que não abarcam todo o conteúdo do mangá, somente o inicio da história. E em 2014 uma versão live-action foi lançada.



Tenho motivos especiais para falar desse anima/mangá. Primeiro, o mangá está chegando ao seu fim no Japão, seu último capítulo está programado para ser lançado em fevereiro e, em segundo lugar mas mais importante, a Panini anunciou que lançará o mangá aqui no Brasil esse ano (Aeaeaeaeae! Soltando fogos de artifício *----*). Mas deixando o momento "fangirl" de lado, o fato é que o mangá possui traços bonitos e visualmente agradáveis. A história tem muitos clichês adolescentes, paixões, idas e vindas, gente que não admite o que sente, amores não correspondidos, triangulo amoroso e por ai vai, porém, não é algo ruim, isso é o que faz com que a história te prenda, você sempre quer saber o que vai acontecer depois, como irão resolver as situações, se vão ou não falar, se vai ou não rolar alguma coisa entre tal e tal pessoa, fora as partes que dão raiva, porque você acha que vai acontecer e não acontece. Não só de romance é feito esta obra, há também uma bela pegada de comédia e os personagens são muito carismáticos.

Bem, acredito que pelo simples fato de ter sido um dos mangás mais vendidos do ano passado no Japão, merece uma chance de ser lido, o anime em si desaponta pelo final, já que não há bem um final, ele se mostra somente como uma introdução para a história, só pra dar aquele gostinho e você ter de correr atrás do mangá para saber como as coisas acontecem depois. Sobre a versão live action, não sei dizer, ainda não tive a oportunidade de conferir. Mas enfim, como sempre digo, experimentem e tirem suas próprias conclusões, porque pra mim, é uma obra adorável. 

Abertura do anime


4 comentários:

  1. Fiquei bem curiosa para ler Ao Huru Ride, confesso que comecei a ler mangás a pouco tempo, tenho me aventurado muito na Sakura até agora mas, é bom dar uma chance para outras coisas também.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou entrando nesse mundo de mangás e estou pesquisando mais sobre o assunto e gostei da sua resenha, me despertou um certo interesse. http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oieeee, tudo bem?
    GEEEEEEEEEENTEN, EU ADORO MANGÁS, SÉRIO HAUAHAHAU. Pena que estou um pouco sem tempo para adquiri-los, já leu ou assistiu"One Pience"? É bem bacana, e dorama, já viu? Adoro essas novelas dos japão HUAHAUAHAU. NOSSA QUE ÓTIMA NOTÍCIA, PANINI LINDA, PRECISO DESSE DESDE JÁ, ADOREI TODA A HISTÓRIA E ME BATEU AQUELA CURIOSIDADE DEPOIS DE LER SEUS COMENTÁRIOS <3 Precisooooooooo!

    Tchau, tchau :)

    ResponderExcluir
  4. Thais e Viagem Literária: Bem vindas a esse estranho, louco e divertido mundo dos mangás onde tudo o que vcs imaginam (ou não) pode acontecer, rsrsrsrs... Mas falando sério, já encontrei coisas em histórias de mangás que nunca imaginei que mentes sãs poderiam criar. Aoharaido é super leve, diria que é bem fácil de se identificar com algum dos personagens ou simplesmente se apaixonar por um deles. Fico muito feliz que vcs estejam curiosas porque sinceramente, shoujos (os mangás voltados ao público feminino) estão em falta no mercado brasileiro, é bom poder, talvez, atrair gente pra esse tipo de obra. Muitíssimo obrigada pelos comentários de vcs. =D

    Luan: Oi Luan! Tudo sim e muito obrigada pelo seu comentário. Conheço "One Piece" sim, mas francamente, por falta de tempo não tenho como acompanhá-lo, são episódios e capítulos demais, o mestre Oda tem muita imaginação pra tanta história kkkkk... E sim, já assisti alguns doramas, tem muitos inclusive baseados em mangás, como o famoso Hana Yori Dango, Hanazakari no Kimitachi e Otomen, curto bastante, mas como disse, a falta de tempo me impede de acompanhar tudo o que eu gostaria de acompanhar. Mais uma vez obrigada pelo comentário e espero que continue acompanhando o blog. =]

    ResponderExcluir